White Vortex Logo
Skip

5 side quests que você deveria fazer em Order from Caos 2

Eu sei que a história principal é como se fosse o prato principal de um restaurante, mas há aquelas boas histórias que podem ser saboreadas de forma um pouco mais contida, porém ainda assim continuarem saborosas. Por isso, como desenvolvedor, escolhi 5 sidequests que me chamaram a atenção e me despertaram diferentes emoções quando escrevi.  É bom lembrar que possivelmente haverá spoilers em alguns momentos. Nada que comprometa a história principal, mas conto alguns detalhes das sidequests.

1 – Gertrudes (Judy)

Eu sei que muita gente reclama porque perde uma batalha para uma pobre galinha… ou devo dizer galo? Bem, a batalha realmente não é tão difícil quanto parece, basta explorar a cidade e já no nível 2 a luta fica fácil. É bom lembrar que não é possível terminar essa sidequest após a luta contra o Boss Duong no lago. Mas por que essa sidequest de uma galinha é importante? Bem, no Order from Caos (2020) tinha uma galinha perto da casa do protagonista e foi a primeira vez que testei como desenvolvedor programar uma Conquista no Steam. Por isso, que carrego esse amor pelos galináceos na série.

2 – Maria

Maria foi uma sidequest que me cansou na hora de fazer. Eram personagens em lugares diferentes, que precisava lidar com variáveis que mudavam de acordo com o avanço da trama principal. Foi uma das sidequests que flertava com o lado mais sombrio, afinal, fazia sentido ter uma espécie de assombração sendo exorcizada no quintal da igreja. Senti também que é importante salientar essa sidequest, porque se formos pensar bem, há um quê de discussão sobre o papel de cada um na sociedade. Por melhor que fosse a relação entre as duas pessoas envolvidas, elas eram reflexos da sociedade de Bratânia. O empregado era apenas um empregado.

3 – Todos os Viridis se foram

Olha… Essa sidequest é especial porque é muito complexa de se fazer. São quase 30 viridis que o jogador precisa encontrar para conseguir essa conquista e liberar todo o poder de Alicia. Para conseguir essa façanha o jogador precisa ter derrotado todos os viridis inicialmente. Cada vididi derrotado libera sua contraparte totalmente esverdeada. Esses são os viridis que se prendem ao nosso mundo e não aceitam partir. É aí, nesse momento, que o jogador precisa encontrá-lo no mapa e derrotá-lo, liberando seu poder para que Alicia possa usá-lo. Essa sidequest me toca a alma porque estamos falando de Alicia que é uma menina que descobre sua força pegando emprestado os poderes dos seres que são seus inimigos. Além de que é a forma de ela mostra o quão especial é.

4 – O túnel pessoal

Essa é uma sidequest que entendo como uma homenagem a um dos autores que mais gosto de ler, o escritor de mangás Junji Ito. No jogo, um homem comenta sobre a existência de um túnel pessoal que levaria a alma do indivíduo ao outro mundo. De fato, é um homem triste e desesperançoso. No fim, quando se já está no Inferno, no outro mundo, encontramos o homem novamente. De fato, ele tinha um túnel para ele. É uma referência mais visual ao trabalho de Ito, mas fica aqui a lembrança.

5 – Estado da arte

Oscar é um nome sinalizado algumas vezes em algumas esculturas durante o jogo. Esses monumentos podem ser vistos em algumas cidades. Normalmente são vistos como presentes para as cidades. Quando o jogador encontra de fato Oscar, ele está debilitado e se vê muito desprestigiado pela sociedade, pela vida e pelas pessoas que conseguem enxergar valor na arte e no que ela representa para o ser humano. Ele morre basicamente sem saber que sua arte foi apreciada. Acho especialmente importante essa sidequest porque ela discute qual é o valor que damos para o artista que faz a arte que consumimos. Ele devotou sua vida à esse propósito e deixou as cidades com símbolos importantes para cada uma. No fim, teve a tragédia como recompensa.

Bônus – Símbolos estranhos

Sei que falei que falaria sobre 5 sidequests, mas acho que é necessários falar dessa aqui também. Quando criei os 5 Primordiais pensei em fazer uma DLC com eles, mas tomei a decisão de atrasar a publicação do jogo em três meses para poder lapidar melhor o game e para entregar o máximo de conteúdo possível. São cinco dungeons especiais ao longo da jornada que possuem puzzles únicos e a possibilidade de lutar contra resquícios dos seres mais poderosos do universo de Order from Caos 2, ao menos daqueles apresentados no jogo. É uma sidequest opcional, mas sugiro fortemente fazê-la porque há subtextos em algumas sidequests que unidas fazem o jogador compreender um pouco melhor a história como um todo. Mas não se preocupe. É possível compreender a história principal jogando do início ao fim.

Falei bastante coisa já. Quero agradecer a todos que puderam jogar. É sempre muito bom ver as pessoas jogando. Alguns me mandam mensagem por aqui ou por email e fico contente com todos os feedbacks. Espero que continuem me acompanhando nas próximas histórias. Tenho algumas para compartilhar com vocês, meus amigos.

Até a próxima.

Renan Barreto
Game Dev

Post your comment

Translate »